Meu Pé de Limão Kaffir

20180219_111609.jpg
Detalhe das folhas duplas do limão kaffir.

 

Hoje, posto um artigo sobre o limão kaffir,  ingrediente essencial da culinária tailandesa e de outros países da região.  Como aconteceu com os pratos indianas que aventurei fazer, várias receitas tailandesas pediam o uso das folhas desse exótico limão, que eu desconhecia. Como não conseguia encontrar suas folhas no mercado brasileiro, cheguei a um site da Tailândia que comercializa seu extrato para uso culinário (https://thaifoodessentials.com/). Fiz a compra online e recebi alguns dias depois dois frascos desse óleo e passei a utilizá-lo em substituição às folhas frescas do limão (exoticamente duplicadas ) ou à casca enrugada do seu fruto. Seu uso foi satisfatório, agregando um sabor cítrico diferente aos preparos, mas, em razão de sua pungência, requer atenção à quantidade utilizada, para não ficar muito forte ou sobrepor aos outros temperos.

Continuando minhas incursões pela culinária tailandesa, pesquisei na internet e descobri que no Brasil já contávamos com mudas do Limão Kaffir! (e também da Curry Plant) como comentei em outro post. Comprei, recebi a muda em perfeito estado, transferi para um vaso e, hoje, conto com esse limoeiro em minha varanda. Sempre que preciso, vou lá e colho as folhas necessárias para o preparo dos pratos. Frutos ainda não tive. Você poderá encontrar em outros lugares essas mudas, mas comprei na Safari Garden no endereço https://www.safarigarden.com.br/. 

Compartilho abaixo algumas outras informações sobre esse limoeiro:

O limão kaffir é uma planta cítrica nativa da Ásia tropical, incluindo a Índia, Nepal, Bangladesh, Tailândia, Indonésia, Malásia e Filipinas. Seus frutos e folhas são usados na culinária do sudeste da Ásia e seu óleo essencial é utilizado também na perfumaria. Sua casca e folhas amassadas emitem uma intensa fragrância cítrica. 

As folhas são a parte mais comumente utilizada, seguida da casca do fruto, uma vez que o limão quase não produz suco. A sua casca é parte essencial no preparo da pasta de curry tailandês, agregando um sabor aromático e adstringente. Ele pode também ser usado no preparo de pratos de origem não tailandesa, como em confeitaria, sopas, saladas, cozidos e drinks. Seu sabor é fantástico e exótico!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s