Uma Planta Chamada Curry

20180430_105823.jpg

Olá, a todos! Neste post vou falar de uma planta cujas folhas são utilizadas especialmente na culinária do sul da India. Após encontrar em várias receitas da cozinha desse país o ingrediente “folha de curry”, fui pesquisar na Internet sobre essa planta. Aprendi que pode-se usar as folhas frescas ou secas, mas que neste segundo caso perde muito da sua fragrância e sabor. Na época, encontrei as folhas secas em um empório e passei a usá-las na preparação de alguns pratos, mas agregava muito pouco sabor, por não serem frescas.

Decidi, tempos depois, dar uma olhada na Internet se não encontraria mudas em viveiros no Brasil. Bingo! Encontrei, comprei online, recebi a muda dentro de 3 a 4 dias em ótimas condições, deixei-a repousar por uns dias para se recuperar do estresse da viagem, plantei-a em um vaso médio e hoje a tenho em minha casa. Quando desejo usar suas folhas em algum preparo, colho o que necessito e deixo minha comida muito mais próxima das receitas originais.

Uma dica:  é uma planta ornamental, podendo ser plantada no jardim ou em vaso na varanda ou mesmo na sala, desde que em local com bastante claridade. As regas não devem ser muito frequentes, preferencialmente verificando se a terra não está muito úmida antes da próxima rega. No inverno (mesmo do Rio de Janeiro!) fica um pouco adormecida, voltando à vida plena tão logo o tempo esquente.

Segue, então, algumas informações mais específica sobre ela.

Seu nome científico é murraya koenigii (curry leaf tree, em inglês) ou também árvore de caril, ou neem indiano, entre outros,  cujas folhas são bastante aromáticas. Não confundir com Helichrysum italicum, uma planta mediterrânea também referida como curry plant, mas de características bastante diferentes.

É uma árvore tropical a sub-tropical, nativa da India e do Sri Lanka. Comumente usada no preparo de curries, suas folhas são geralmente chamadas de folhas de curry ou, em tradução literal de seu nome em língua hindi, “folhas doces de neem” , em oposição à uma outra planta “neem”, cujas folhas são bastante amargas, e pertencente a uma família vegetal diferente.

Além do seu uso culinário, as folhas de murraya koenigii são também utilizadas como erva na medicina Ayuvédica, em especial no combate ao Diabetes, entre outros usos medicinais.

Tem um cheiro picante, almiscarado e cítrico. Esse cheiro é mais forte quando a folha fresca é amassada.

O Sabor é ardoso, picante e agradável, com um gosto leve de limão sendo que pouco amargo. Como falei anteriormente, folhas secas de curry quase não têm sabor, por isso se você deseja algo mais autêntico, prefira ter em casa um pé de curry no jardim ou vaso.

Comprei minha muda de Curry e também de Limão Kaffir ( há um outro post sobre esse fantástico de limão tailandês) no viveiro Safari Garden (https://www.safarigarden.com.br/). Recebi as mudas em perfeito estado, no prazo estipulado pela empresa. Mas há outras opções de compra de mudas na Internet.

 

 

8 comentários Adicione o seu

  1. maria nilza disse:

    Adorei ler sobte curry e poder conhecer um pouco seus beneficios. Parabéns pelo post.

    Curtir

  2. Marisa disse:

    Que post legal! Aguardo o próximo. 😀
    Abs

    Curtir

    1. Obrigado. Logo, logo saem outros.

      Curtir

  3. Fátima Rodrigues disse:

    Muito bom saber das propriedades dessa saborosa erva.
    Parabéns pelo seu posto.

    Curtir

  4. Karlla Franco disse:

    Amei o blog ! Muito obrigada, Tadeu!!

    Curtir

    1. Obrigado, Karlla. Continue seguindo…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s