Mega Spileo III Cuvée Red

Os vinhos gregos costumam apresentar excelente custo-benefício. Pena que poucos rótulos chegam ao Brasil, muito devido ao fato de a Grécia produzir pouco vinho, menos que Bordeaux, na França, e de forma muito fragmentada.  Mas que são saborosos para o bolso e o paladar, isso o são.

Com o tempo, passei a conhecer algumas das uvas autóctones (algumas cultivadas desde a antiguidade)  dessas ilhas paradisíacas, misteriosas e repleta de história. Entre as brancas posso citar Assyrtiko, Moschofilero, Roditis e Malagousia. Entre as tintas, Xinomavro, Mandelaria, Agiorgitiko e Mavrodaphne.

É reconhecido também que os principais produtores gregos são capazes de fazer vinhos de alta classe com cepas de origem francesa, sejam elas tintas – Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah – ou brancas – Chardonnay, Viognier e Sauvignon Blanc, em blends com as nativas do país, ou mesmo varietais (uma única cepa).

O vinho que apresento neste post é produzido pela Cavino, sediada na cidade de Aigio. Cavino é uma vinícola familiar fundada em 1958. Inicialmente, a família obtinha suas uvas de viticultores selecionados, mas em 1999 Jannis Anastassiou e Theodoros Anastassiou estabeleceram seus próprios vinhedos na forma do Domain Mega Spileo.

Nas montanhas Achaia, a 800 metros de altitude, encontram-se os pequenos vinhedos reservados para a linha Mega Spileo. Sua história remonta ao século XV quando era cultivada por monges até dias mais recentes, mas Jannis e Theodoros replantaram completamente os vinhedos com variedades locais e internacionais: de Mavrodafne e Assyrtiko a Syrah e Riesling. A Cavino produz vinhos de variados estilos, brancos e tintos.

O Grand Cave Cuvée III mescla uma uva internacional, a Cabernet Sauvignon, com as autóctones gregas Mavrodaphne e Agiorgitiko. Os 16 meses de maturação em barricas de carvalho agregaram ótima complexidade e estrutura, porém sem deixar a fruta em segundo plano. No nariz, aromas de cassis e ameixas maduras, junto a notas doces de caramelo, baunilha, finalizando com nuances de violetas e ervas frescas. Na boca, um vinho potente e carnudo, que exibe taninos maduros, álcool bem integrado e sabores marcantes de baunilha, cereja e cedro.

O Mega Spileo Cuvée III é daqueles vinhos que permanecem na memória pela emoções que transfere aos nossos sentidos, integrando-os num sentimento de plenitude e satisfação. Vale a pena conhecer este e outros vinhos produzidos nessas ilhas dramáticas, berço da filosofia.

Você encontra este vinho na Winelands: https://www.winelands.com.br/

 

cuvee_big.pngMEGA SPILEO CUVÉE III

Safra: 2014

Uvas: 40% Mavrodafne, 40% Cabernet Sauvignon  e 20% Agiorgitiko

Teor Alcoolico: 14.5%

Amadurecimento: 16 meses em barricas de carvalho francês e americano

Combine-o com lasanhas de carne com queijo, assados de peru, pato e filés ao molho de ervas

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s