Salada de Bacalhau com Erva-doce e Romã

20180308_084939.jpg

Num dia desses, com a temperatura chegando fácil aos 35 graus aqui em Niterói e logo após um treino, desejei uma refeição leve e fria, mas também substanciosa.  Como tinha bacalhau desfiado e dessalgado em casa, pensei logo em utilizá-lo em uma salada fresca e saborosa. Chequei a geladeira e a dispensa para ver o que tinha em mão e parti para o mercado próximo para comprar outros ingredientes que pensei utilizar. Caminhando rapidamente por seus corredores, mas olhar atento, peguei aqui e acolá algo que tinha a ver com o que imaginava fazer, em especial uma romã graúda e um bulbo da perfumadíssima erva-doce, que dariam um toque bem especial ao prato. Criar é bom assim; deixar fluir, experimentar, usar o senso crítico. O resultado foi, então, esta salada refrescante, nutritiva e saborosa.

Serve 6 pessoas

Ingredientes:

1 kg de lombo de bacalhau desfiado e dessalgado

2 cebolas roxas médias (1 em corte Julienne e a outra em cubos bem pequenos)

Se você tem dificuldade com cortes de cebola, visite http://www.montaencanta.com.br/dom-do-chefe/voce-sabe-cortar-cebola-corte-julienne-e-brunoise/ e aprenda com o excelente post.

3 dentes de alho picados

1 bulbo pequeno de erva-doce (funcho)

Visite também  https://pt.wikihow.com/Cortar-Funcho-(Erva-Doce). , uma excelente aula sobre o preparo desse vegetal

1/2 romã grande, debulhada

2 batatas inglesas medias, cortadas em rodela mais ou menos grossas e depois em meia lua

1 colher de chá de molho inglês

Suco de 1 limão

1 xícara de chá de azeite extra virgem (dividido)

1 xícara de grão de bico (pode ser em conserva, sem o líquido)

Tomate cereja (embalagem de 300g) cortados ao meio

Método:

Depois de dessalgado, cozinhe o bacalhau por 15 minutos ou até que esteja macio, escoa a água e reserve. Cozinhe as batatas em meia-lua, cuidando para que não fiquem muito macias. Escoa e junte ao bacalhau em uma saladeira grande e deixe esfriar. Se desejar, coloque na geladeira enquanto prepara os outros ingredientes. Corte a cebola pelo método Julienne, em fatias bem finas.  Corte também o bulbo do funcho em fatias finas.  Quando o bacalhau e a batata estiverem frios, junte a cebola, o grão de bico, os grãos de romã, os tomates cereja e o funcho misturando tudo com cuidado para não esmagar a batata e reserve.

Pique o alho finamente e, em um recipiente, junte-o ao suco do limão, ao molho inglês, à metade do azeite e à cebola picada.  Coloque sal a gosto, cuidando para não salgar em demasia. Derrame sobre os outros ingredientes na saladeira e misture bem. Deixe sob refrigeração por pelo menos 2 horas para uma melhor absorção dos temperos.

Antes de servir, regue a salada com o restante do azeite misturando tudo novamente.

Sirva como entrada ou refeição leve, mas bastante nutritiva.

20180308_085923.jpg

 

Se desejar que essa salada seja acompanhada de um vinho, sugiro um Torrontés. O frutado e frescor dessa cepa se integram plenamente ao sabor equilibrado dos ingredientes da salada. Para mim, foi uma bela experiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s