E. Guigal Gigondas 2010

15211160540651109771590.pngComo já citei em outro post, sou um aficionado pelos bons vinhos do Vale do Rhône, por sua carga equilibrada e elegante de frutas maduras no olfato e no paladar, sua estrutura complexa e encorpada, madeira bem integrada às frutas, ou seja, vinhos, na sua maioria, muito bem feitos. Exceções, é claro, existem em qualquer região ou país produtor de vinhos.

Mas como o vinho deste post é um Gigondas, faço uma breve apresentação dessa Denominação. Na verdade, a cultura de vinhedos em Gigondas (pronuncia-se ‘gigondás’), uma Denominação de Origem Controlada do Vale do Rhône Meridional, no sul da França, remonta à antiguidade. A mais antiga menção escrita sobre a viticultura nessa região data do século XII.

Em 1956, com as fortes geadas que destruíam as oliveiras plantadas aos pés do maciço  Dentelles de Montmirail, suas encostas foram substituídas por numerosos vinhedos e Gigondas foi rapidamente classificada como Côtes du Rhône Villages, denominação acima dos Côtes-du-Rhône genéricos. Em 06 de fevereiro de 1971, com o reconhecimento da qualidade dos vinhos ali produzidos, Gigondas foi elevada à categoria de Cru, tendo sido o primeiro Côtes du Rhône Villages a ascender a essa categoria.

Os Gigondas oferecem um vinho rico em aromas finos e de especiarias, e uma cor vibrante que vai do rubi ao grená escuro. No nariz, aromas de frutas vermelhas (cereja bigarreau, framboesas esmagadas) e de frutas negras bem maduras (amoras silvestres, cassis e mirtilo). Tende a desenvolver para nuances selvagens de floresta e trufas. Em boca,  é encorpado, com um ataque carnudo. Seu terroir é tão complexo que pode produzir uma grande paleta aromática que vai de  aromas frutados (ameixa, figo) a notas picantes (pimenta branca, tomilho, alcaçuz).  Evolui favoravelmente com o tempo em garrafa.

Limitando a quantidade de sol pela manhã sobre os vinhedos, a cadeia rochosa Dentelles de Montmirail atrasa consideravelmente a maturação da Grenache Noir (cepa autorizada no máximo de 80%), liberando toda a expressão de sua potência nos vinhos tintos, com taninos bem marcados, corpo robusto e boa aptidão à guarda. A Syrah e a Mourvèdre (15% no mínimo) reforçam sua cor grená e o especiado de seus aromas. Todas as outras cepas das denominações dos Côtes du Rhône são autorizadas, com exceção da Carignan.

Por parte dos rosés, que representam apenas 1% de toda a produção, a Grenache Noir é autorizada em uma proporção de 80% no máximo e todas as outras cepas da Denominação podem ser utilizadas, exceto a Carignan, com a proporção máxima de 25%.

20180312_102807.jpg

Nota do Produtor

O E. Guigal Gigondas 2010 tem cor púrpura, com nariz intenso dominado por pera e damasco, alcaçuz e notas de chão de floresta. Em boca, é generoso, potente e encorpado com final longo e elegante. Um vinho viril, com suave estrutura tânica. Tem uma longevidade de 12 a 15 anos.
Minhas considerações:
Degustei este vinho recentemente e não houve exceção à regra na sua qualidade. Um vinho que apresenta muito do que seu terroir pode oferecer, com aromas de frutas maduras e de terra úmida bem marcados e duradouros. Em boca, realmente carnudo, potente, com final longo e saboroso. Os taninos ainda se mostraram um pouco selvagens, precisando de um bom tempo de aeração no decanter para que fossem “domados”.  Em suma, um vinho de boa complexidade e que dá prazer em degustar.
Ficha técnica
Produtor: E. Guigal
Região: Vallée du Rhône Meridional
Denominação: Gigondas
Safra: 2010
Composição: 50% Grenache, 30% Mouvèdre e 20% Syrah
Graduação alcoólica: 14%
Beber entre 16 e 18  graus centígrados

 

Gigondas.jpg

Os vinhedos de Gigondas, com o maciço Dentelles de Montmirail ao fundo

2 comentários Adicione o seu

  1. Luiz Meirelles disse:

    Deve harmonizar muito bem com uma tábua de queijos

    Curtir

    1. Harmoniza com queijos sim, Luiz

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s