Saint Clair Vicar’s Choice Sauvignon Blanc 2016

20180325_064807.jpg

No post de hoje, compartilho com vocês um vinho neozelandês da região de Marlborough, produzido com uma casta que em muito representa esse país, a Sauvignon Blanc. Trata-se de um produto da linha Vicar’s Choice, da vinícola Saint Clair.

Os vinhos da Nova Zelândia ainda não são muito populares entre os brasileiros, até porque não contamos com um número muito grande de rótulos dessas ilhas distantes sendo comercializados por aqui, e alguns chegam ao consumidor por um preço bem elevado.

Assim, como sempre faço no blog, antes de apresentar o vinho da vez gosto de compartilhar algumas informações sobre a região onde é produzido, castas principais e ainda algumas palavras sobre o produtor. Sim, o nome do produtor pode ser um caminho mais fácil para identificarmos vinhos de boa qualidade.

1522010056369-520623877.jpg
Vinhendos da Vinícola Saint Clair em Marlborough Nova Zelândia

A Nova Zelândia produz menos de 1% do vinho do mundo, mas oferece uma gama impressionante de variedades e estilos. Um dos fatores principais para o sucesso é o clima marítimo temperado. Nenhum vinhedo está a mais de 120 km de distância do oceano, que proporciona longas horas de luz solar e noites arrefecidas pela briza do mar.

Os vinhos neozelandeses distinguem-se por sua pureza, energia e intensidade. O longo período de amadurecimento – resultado das baixas temperaturas – propicia o desenvolvimento de sabor enquanto retém acidez fresca, um equilíbrio pelo qual seus vinhos são aclamados.

Há muitas regiões vinícolas distintas espalhadas por todo o pais, sua maioria na costa leste da ilha. Dentro dessas diversas regiões, características peculiares sub-regionais começam a aparecer e os vinhos estão agora sendo distinguidos como sendo não apenas de uma macro-região, mas de uma sub-região (ou terroir), como o fazem em Bordeaux e Borgonha, na França, por exemplo.

São onze regiões principais: sete no norte da ilha – Northland, Auckland, Waitkato, Bay of Plenty, Gisborne, Hawke’s Bay, and Wairarapa (Martinborough); e quatro no sul – Marlborough, Nelson, Canterbury/Waipara Valley, and Central Otago.

O litoral expansivo da Nova Zelândia permite que a indústria do vinho tenha sucesso com uma diversidade de tipos e estilos diversos: os vinhos de climas mais quentes, como os blends ao estilo Bordeaux com a Syrah, castas cultivadas em Hawke’s Bay, e os vinhos de climas bem mais frios, como Pinot Noir e Riesling, oriundas de regiões ao sul.

Dentre as variedades de uvas cultivadas na Nova Zelândia estão a Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Chardonnay, Pinot Gris, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Riesling, Gewurztraminer, Viognier, Malbec, Tempranillo, Marzemino e a Semillion.

Marlborough, onde o Vicar’s Choice Sauvignon Blanc é produzido, está situada no topo do nordeste da ilha sul, a 40 graus ao sul do equador, paralelamente a algumas das principais regiões vinícolas do mundo do hemisfério norte.

É um vale ensolarado protegido do pior do clima marítimo pelas serras do norte e do sul. Custa-se a acreditar que as primeiras vinhas foram plantadas em Marlborough somente em 1973, e é hoje a maior região viticultora em extensão geográfica e em produção de vinhos na Nova Zelândia. Seus Sauvignon Blancs são excelentes, de grande riqueza e frescor.

Na verdade, foi a Sauvignon Blanc que colocou a Nova Zelândia no mapa mundial do vinho. No entanto, a diversidade e sofisticação de seus outros estilos de vinhos também conquistaram adeptos em todo o mundo.

A Sauvignon Blanc continua sendo a casta-estrela do país, reconhecida internacionalmente como um padrão de sabor e de varietal de referência, com sabores intensos de maracujá e groselha. Os solos franco-férteis e sedimentados do Vale de Wairau oferecem condições ideais de crescimento. As outras duas variedades mais populares de Marlborough são a Chardonnay e a Pinot Noir, que prosperam nos solos argilosos dos vales do sul.

As longas horas de sol e noites mais frias desenvolvem uma concentração de sabor que está se tornando cada vez mais evidente na Chardonnay, Riesling, Pinot Noir, Pinot Gris e Merlot, assim como na Sauvignon Blanc.

Sobre o Produtor do Saint Clair Vicar’s Choice Sauvignon Blanc 2016

Saint Clair Family Estate pertence a Neal e Judy Ibbotson, pioneiros da viticultura em Marlborough desde 1978. As uvas eram originalmente fornecidas às empresas locais de vinhos; no entanto, o desejo de estender a qualidade alcançada na vinha até o vinho acabado levou ao estabelecimento do patrimônio familiar de Saint Clair em 1994. É uma empresa familiar com a nova geração também envolvida no trabalho.

A partir de 1994, quando os vinhos da primeira safra ganharam todas as medalhas, incluindo o ouro, o nome Saint Clair tem sido sinônimo de qualidade e seu recorde de premiações continua até hoje. Os principais prêmios internacionais incluem o Novo Produtor Mundial do Ano no Sommelier Wine Awards do Reino Unido 2017 e 2012, o Vienna International Wine Challenge Produtor de Vinho da Nova Zelândia do Ano de 2016, 2015, 2013 e 2012 e uma listagem no Top 10 Chardonnays do Ano 2016 com Saint Clair Pioneer Block 11 Cell Block Chardonnay 2014 (Chardonnay du Monde).

 

Vinho: Saint Clair Vicar’s Choice Sauvignon Blanc 2016

Produtor: Saint Clair

Descrição do Produtor: De cor amarelo palha em tons esverdeados, este vinho apresenta aromas de maracujá, groselha preta, toranja e notas de ervas refrescantes. Em boca é de corpo leve e fresco, com sabores típicos da região de Marlborough como maracujá, frutas de caroço e toranja. Um fio herbáceo sutil e notas minerais levam a um final longo e persistente. Um vinho para ser consumido jovem.

Meus comentários: Um vinho bastante aromático, leve, mineral e refrescante. Ideal para um dia de início de outono quente como deste ano. Realmente prazeroso no olfato e paladar, como o bem descreve seu produtor. Harmonizou perfeitamente com um peixe poché em ervas finas servido com redução de limão siciliano e purê de batatas baroa e doce que preparei especialmente para acompanhá-lo.

Onde encontrar: http://www.grancru.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s