Curry de Abacaxi e Frango

 

20180406_214829.jpg

Curries são iguarias deliciosas, repletas de sabor e aroma! É um dos pratos que mais aprecio, sejam eles preparados ao estilo indiano, tailandês ou de qualquer outro país que os tenha como prato nacional. Cada povo tem suas próprias receitas, com seus temperos e ingredientes locais, mas o preparo segue um método mais ou menos fixo.

No curry deste post, escolhi uma fruta suculenta – o abacaxi – para compartilhar com o filé de frango o papel de ingrediente principal,  proporcionando ao prato uma dose de suavidade, com acidez e doçura equilibradas e elegância no sabor.

20180406_213031.jpg

 

Serve 4 pessoas

Ingredientes

2 colheres de sopa de óleo vegetal

6 chalotas

30 gramas de gengibre

3 dentes de alho grandes

um talo de capim limão (*)

800 g de filé de frango, cortado em cubos médios

400 ml de leite de coco tipo tradicional

1 abacaxi (bem maduro) cortado em cubos médios

1 colher de chá de sal

1 1/2 colher de chá de curry em pó (**)

(*) Para preparar o capim limão para a pasta (purê) utilizada nesta receita, descarte as folhas e a base do talo. Depois, retire algumas folhas que recobrem o talo e corte-o em fatias finas. Para aprender outras formas de prepará-lo para uso em diferentes receitas, acesse https://pt.wikihow.com/Usar-Capim-Lim%C3%A3o

O Capim Limão é ingrediente essencial na culinária tailandesa, enriquecendo-a de aroma e sabor leves e elegantes. Se você tiver dificuldade de encontrá-lo em sua cidade (compro em uma feira de frutas e verduras próxima a minha casa), vá a um viveiro de plantas e compre mudas de porte maior, plantadas naqueles saquinhos pretos. Em casa, retire a plantinha da terra e proceda como informei acima ou pelos métodos apresentados na página da web que indiquei. Vale a pena o trabalho!

 

IMG_1519576755793.jpg
Imagem http://freepik.com

(**) Há curries em pó com diferentes níveis de ardência. Isso poderá impactar na dosagem utilizada no preparo do prato. Utilizei o curry em pó da marca “Condimento India”, que é um dos meus preferidos. É vendido principalmente em lojas de alimentos orientais, inclusive online.

15231282644971439938747.jpg

Método

Pique grosseiramente a chalota, o gengibre, o alho e a haste do capim limão e processe no liquidificador ou processador de alimentos com duas colheres de sopa de água. Se encontrar dificuldade, acrescente mais uma colher de água, até que o resultado obtido seja o de uma pasta (purê). Coloque em uma peneira e pressione o conteúdo para retirar o excesso de água. Reserve.

Pique o peito de frango e o abacaxi em cubos médios e reserve.

Em uma panela alta (ou wok) aqueça o óleo e frite a pasta por cerca de 3 a 4 minutos. Aproveite para deliciar-se com o aroma que vai invadir sua cozinha!

Acrescente o frango e mexa bem até que perca a cor rosada. Acrescente o sal e o curry e misture bem. Coloque metade do leite de coco e deixe cozinhar por uns 12 minutos em fogo médio, até que o frango esteja macio. Acrescente o abacaxi e o restante do leite de coco e cozinhe por mais cinco minutos ou até que resulte em uma mistura cremosa.

Sirva quente com arroz Jasmine cozido somente em água e sal.

20180406_180204.jpg
O curry em final de preparação.

 

 

 

 

 

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Sabor bem equilibrado mesmo, Marisa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s