Sito Moresco 2013 Gaja

20180412_120711.jpg

O vinho que apresento neste post, degustado esta semana, é produzido por um dos mais premiados e conceituados produtores italianos – Angelo Gaja – a partir de uvas provenientes de seus vinhedos em Langhe, Piemonte, no noroeste da Itália.

A vinícola Gaja foi fundada em 1859 por Giovanni Gaja e é hoje um dos maiores produtores de vinho italiano da região de Piemonte. Seu atual proprietário e presidente – o obstinado Angelo Gaja – desenvolveu técnicas que revolucionaram a vinificação na Itália e a ele são comumente aplicados termos tais como “o rei indiscutível de Barbaresco” e “o homem que arrastou o Piemonte para o mundo moderno”.

Piemonte é a mística região onde os clássicos e desejados vinhos Barolo e Barbaresco são produzidos a partir da casta Nebbiolo, sob a classificação DOCG – Denominação de Orígem Controlada e Garantida. Ao lado da Toscana, Piemonte ocupa o lugar de mais importante região vinícola da Itália e dentre as melhores do mundo.

Langhe, por sua vez, é uma sub-região de Piemonte, com um relevo composto por colinas longas e baixas. Seus vinhos, de classificação DOC- Denominação de Origem Controlada, podem ser tintos, brancos ou rosés, em blends ou varietal (uma só casta), com o nome da variedade da uva no rótulo. Podem ser tranquilos, frizzantes (semi-espumante), novello (um estilo de liberação precoce) ou passito (feito a partir de uvas secas).

Desde a sua introdução em Novembro de 1994, a DOC Langhe ganhou uma reputação considerável pela sua viticultura inovadora e a possibilidade de utilização de variedades internacionais como Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc. A criatividade que isso proporciona aos produtores de vinho locais levou a uma nova geração de vinhos de alta qualidade, muitos comparáveis aos prestigiosos “Super Tuscanos”, da Toscana.

E é nesse contexto de maior flexibilidade que nasceu o Gaja Sito Moresco Langhe 2013. Um dos vinhos mais acessíveis da vinícola Gaja (alguns passam de 3,5 mil reais!) este vermelho robusto é uma mistura de uvas Nebbiolo, Cabernet Sauvignon e Merlot. É elegante e encorpado, perfeito para acompanhar comida.

20180411_194518.jpg

Vinho: Sito Moresco Langhe 2013

Produtor: Gaja

Região: Piemonte, Itália

Sub-região: Langhe

Uva: Nebbiolo (35%), Merlot (35%) e Cabernet Sauvignon (30%)

Teor Alcoólico: 14%

Vinho disponivel na http://www.mistral.com.br

Minha opinião sobre o vinho:

O vinho apresenta uma acidez baste viva e taninos bem marcados que perduraram ao longo da degustação. Tudo isso sob uma camada de frutas negras (no nariz e boca) enriquecendo sobremaneira o conjunto, dando-lhe vivacidade e classe. Um vinho para apreciadores mais acostumados com vinhos tânicos, carnudos e potentes. Certamente que um tempo a mais em garrafa suavizará os taninos. Um vinho para ter mais de 10 anos de vida. Excelente para acompanhar comida. Experimente com queijo maduro, carnes fortes e risoto de cogumelos.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s