Bolo de Carne com Tomate Cereja e Alho-Poró

20180429_203613.jpg

Este delicioso bolo de carne é fácil de fazer, mas fica com sabor e charme inigualáveis. Servido sozinho ou acompanhado de salada verde, vai ser sempre uma ótima opção para suas refeições do dia-a-dia ou até mesmo para aquele almoço descontraído em família.

20180429_135051.jpg
Gostoso e colorido, este bolo de carne agrada adultos e crianças.

 

Ingredientes:

1,5 kg de patinho moído

1 envelope de creme de cebola

1 cebola grande picada

2 talos de alho-poró picados

4 a 5 raminhos de coentro picados

300 g de tomate cereja (amarelo e vermelho)

2 ovos grandes levemente batidos

1,5 colher de sopa de farinha de trigo

Sal a gosto (utilizei 2 colheres de chá rasas)

1 fio de azeite

Pimenta do reino

Noz-moscada

20180429_203357.jpg
Este bolo de carne é recheado com os deliciosos e adocicados tomates cereja.

Método:

Pré-aqueça o forno por 15 minutos a 260 graus.

Refogue o alho poró em um fio de azeite até que fique macio e reserve.

Em uma vasilha grande, tempere a carne moída com uma pitada de pimenta do reino e noz-moscada, o sal, a cebola picada, o coentro e o creme de cebola.

Bata levemente os ovos e derrame sobre a carne juntamente com o alho poró e metade dos tomates cerejas cortados ao meio e misture bem. Polvilhe a farinha de trigo e, com as mãos, continue misturando para que incorpore totalmente à massa de carne. Acrescente o fio de azeite e misture tudo novamente.

Em uma bancada, abra um pedaço de papel alumínio que seja suficiente para cobrir a massa de carne, inclusive as laterais, e unte com um pouquinho de manteiga ou azeite (isso facilita em muito a transferência do bolo de carne para uma travessa, após assado). Derrame sobre ele o conteúdo preparado e, com as mãos, espalhe a massa até que forme um retângulo de mais ou menos 2 cm de espessura. Faça isso com delicadeza para não ficar uma massa muito compacta ou esmagar os tomates.

Com a ajuda do próprio papel alumínio, comece a enrolar de um lado o bolo de carne como se fosse fazer um rocambole, mas não complete o movimento. Faça o mesmo com o outro lado. O meio do bolo deverá ficar plano. Disponha o restante dos tomates inteiros sobre o bolo e finalize cobrindo-o bem com o papel alumínio, inclusive as laterais. Disponha-o em uma assadeira não muito grande (20 cm é o ideal para esta receita) e leve ao forno por 50 minutos.

Após 30 minutos,  retire a assadeira do forno e abra o papel alumínio enrolando-o para as laterais até que a parte superior do bolo esteja totalmente descoberta. Retorne-o ao forno para completar o ciclo de 50 minutos ou até que esteja dourado.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s