Caponata de Berinjela e Abobrinha

20180606_091206.jpgCaponata é um prato típico da culinária da Sicília, que consiste em berinjela salteada num refogado de tomate e cebola em azeite, temperado com alcaparras, vinagre e açúcar.

A versão maltesa desta iguaria, grafada “kapunata”, leva também pimentão e é servida para acompanhar pratos de peixe, como recheio de pizza, ou como um prato leve, quente ou frio. É por vezes considerada uma variante italiana da ratatouille francesa. 

Há também quem diga que a caponata pode ter sua origem em navios espanhóis, onde seria designado “capón de galera”, o que tem alguma lógica, uma vez que o vinagre é um conservante de alimentos. Outras versões ligam este prato à palavra “caupo”, que significava “taberna”, em língua latina (https://pt.wikipedia.org/wiki/Caponata).

Entretanto, a receita que apresento neste “post” é um pouco diferente, mas também deliciosa. Utilizo berinjela, abobrinha, pimentões, passas e azeitonas, regados com bastante azeite, dando um conjunto de sabor muito especial. O cozimento é todo no forno. Vale a pena testar esta receita!

 

20180605_154131.jpg
Ingredientes no tabuleiro para irem ao forno

 

Ingredientes:

2 berinjelas médias

2 abobrinhas médias

2 pimentões verdes

1 pimentão amarelo

1 pimentão vermelho

4 colheres de sopa de passas brancas

5 colheres de sopa de passas escuras

250 g de azeite extra virgem

120 g de azeitonas verdes fatiadas

2 a 3 dentes de alho amassados

Orégano a gosto

Pimenta do reino branca a gosto

Método:

Pré-aqueça o forno por uns 10 minutos em temperatura alta.

Pique a berinjela em cubos pequenos e deixe em água com suco de limao ou vinagre para tirar o amargo por 10 a 15 minutos. Enxague em agua corrente e  reserve. Pique a abobrinha também em cubos pequenos. Corte os pimentões em tiras finas e não muito longas.

Em uma assadeira grande, coloque todos os ingredientes anteriores e depois junte as passas, a azeitona, o alho amassado, o orégano e a pimenta do reino. Tempere com sal a gosto e regue com o azeite. Misture bem. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 1 hora e meia. Mexa de vez em quando. Acerte o sal e verifique se os legumes estão macios. Se preferi-los mais tenros, deixe um pouco mais no forno. Particularmente, gosto deles mais crocantes.

Sirva frio com torradas ou pão italiano, acompanhado de um bom vinho tinto.

20180606_090625.jpg

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s