Boeuf Bourguignon

20180608_163825.jpg

Bife bourguignon (“boeuf bourguignon“, em francês, ou “carne de vaca da Borgonha”) é um prato típico da culinária francesa, que consiste em carne de vaca guisada em vinho tinto, com alguns vegetais e condimentos e cozida em fogo brando por longas horas.  Como o nome indica, é uma preparação emblemática da Borgonha, pátria de vinhos célebres em todo o mundo, e também da raça charolesa de gado, que é a indicada para esta iguaria. Tradicionalmente, este prato é servido com massa (tagliatelle, por exemplo), ou apenas com uma guarnição, também regional, de cogumelos, torresmo de bacon e cebolas-miniatura. 

Existem diversas versões desse prato em todo o mundo. A que compartilho com vocês  é bem simples de preparar e também muito saborosa.

 

Ingredientes:

1 kg de alcatra, cortada em cubos de 3 a 4 centímetros

150 g de bacon em cubos não muito pequenos

50 g de manteiga com sal

1 fio de azeite

10 chalotas (conhecida também como échalote)

2 cenouras médias, descascadas e cortadas em rodelas não muito finas

2 dentes de alho amassados

3 colheres de sopa de farinha de trigo comum

1 garrafa de vinho tinto de boa qualidade

2 cubos de caldo de carne dissolvidos em 1/2 litro de água fervente

200 g de cogumelos em conserva (descartar o líquido)

1 bouquet garni (usei alecrim e tomilho)

Sal

Pimenta-do-reino

Método:

Em uma panela grande, derreta a manteiga com um fio de azeite, coloque o bacon e as chalotas e deixe dourar bem. Retire-os com uma espumadeira e reserve.

Na mesma panela, com fogo alto, refogue o alho e junte em seguida os cubos de carne e a cenoura, misturando bem, e doure por cerca de 5 minutos. Assim que a carne estiver dourada, coloque a farinha de trigo e mexa bem para cobrindo toda a carne e a cenoura.

Junte o meio litro de caldo de carne fervente, esfregando o fundo da panela para retirar o suco da carne que se juntou. Coloque o vinho, sal e pimenta-do-reino a gosto e o bouquet garni e deixe cozinhar por cerca de uma hora e quarenta e cinco minutos em fogo brando, mexendo de vez em quando.

Ao final desse período, junte os cogumelos e o bacon e as chalotas reservados, misturando bem. Verifique o sal e acerte se necessário. Retire o bouquet garni e continue o cozimento por mais uns quinze minutos ou até que a carne esteja macia.

Sirva quente com tagliatelle ao alho e óleo (ou outra massa de sua preferência) acompanhados de um vinho tinto de bom corpo.

20180608_163322

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s