Peito de Pato em Fatias com Geleia de Pimenta

 

20180709_084015.jpg
Com alguns ingredientes da culinária tailandesa, este prato de sabor agridoce tem diferentes camadas de textura, sabor e aromas

 

Um prato fácil de fazer, mas que certamente agradará a todos que gostam da culinária tailandesa. De sabor agridoce e levemente apimentado, a receita leva ingredientes indispensáveis à fantástica e exótica culinária desse país tropical de praias paradisíacas e rica cultura popular. Vale muito a pena experimentar. Como vinho para acompanhá-lo, arrisquei num blend de Sauvignon Blanc e Furmint (o prato exige uma bebida com acidez proeminente, o que a Furmint proporcionou lindamente!) da vinícola eslovena Puklavec & Friends. Mais do que acertei. Foi um par perfeito.

Serve 2 pessoas

Ingredientes

500 g de peito de pato em fatias (fácil de encontrar em supermercados que comercializam os produtos da Villa Germania)

3 colheres de sopa de molho de peixe (Nam Pla) (este molho você encontra em lojas de produtos orientais)

2 colheres de sopa de molho de soja

2 colheres de chá de óleo de amendoim ou gergelim

2 dentes de alho finamente picados

2,5 cm de gengibre, fatiado ou picado

1 pimenta dedo de moça grande em tiras, sem sementes

3 colheres de sopa de geleia de pimenta vermelha

170 g de chalotas, cortadas longitudinalmente

Óleo vegetal para fritas as chalotas

Folhas de coentro picadas

Arroz Jasmine, como acompanhamento

Método

Disponha as tiras de peito de pato em uma assadeira média e baixa. Derrame sobre elas 2 colheres de sopa de molho de peixe e 2 de molho de soja. Misture bem e depois disponha as tiras de pato em uma camada única. Cubra com papel filme e deixe marinar na geladeira por pelo menos 2 horas.

Minutos antes de iniciar o preparo do prato, esquente uma quantidade de óleo suficiente para fritar a chalota cortada longitudinalmente, sem deixar que queime. Retire com uma espumadeira e as coloque sobre papel toalha para a absorção do excesso de óleo. As chalotas ficaram crocantes quando frias. Reserve.

Esquente  uma panela em fogo alto (uma wok é o ideal para o preparo deste prato, se você tiver em casa)  e coloque 2 colheres de chá de óleo de amendoim ou de gergelim. Junte o pato e a marinada, o alho, o gengibre e a pimenta e frite por 3 minutos, mexendo bem.

Reduza para médio a chama do fogão e coloque as 3 colheres de sopa de geleia de pimenta, a colher de sopa de molho de peixe remanescente e as chalotas fritas. Tempere com com pimenta do reino e cozinhe por mais 2 minutos. Desligue o fogo e acrescente o coentro. Mexa bem e sirva em seguida com arroz branco Jasmine.

Nota: Observe atentamente os tempos de cozimento do pato, pois sua carne pode tornar-se “borrachuda” se o cozimento for longo.

wp-1531164297174..jpg
Este vinho fez par perfeito para este prato. Um blend de Sauvignon Blanc e Furmint , safra 2015. Se você tiver a oportunidade de encontrá-lo, faça a experiência. Vai valer a pena. De qualquer forma, se desejar um outro vinho para acompanhar o prato, opte por um branco bem frutado ou com acidez elevada. Veja o post https://comidasevinhos.com/2018/07/09/puklavec-friends-vinhos-que-valem-a-pena-conhecer/.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s