Korma de Cordeiro

20180907_064032.jpg

Se você não é um aficionado por curries como eu, portanto não os come com frequência ou nunca os provou, mas está aberto a novas experiências gastronômicas ricas em especiarias, este prato é perfeito pra você! Os kormas indianos são um tipo de curry cremosos e suaves, pouco picantes, perfeitos para os iniciantes na culinária indiana.

Na verdade, korma é mais que um prato – é um estilo de cozimento –  consistindo de carne ou legumes braseados (selados e cozidos lentamente) com iogurte ou creme, água ou caldos, e especiarias, para produzir um molho espesso e delicado.

Ao olhar a lista de ingredientes desse korma de cordeiro, não se assuste com o número de itens. Na verdade, a maioria é para compor a pasta onde a carne vai marinar e grande parte deles você encontra facilmente em supermercados, na seção de temperos secos.

O preparo da pasta também não tem segredos. Você pode utilizar um processador de alimentos ou liquidificador, mas um pilão médio, do tipo da foto abaixo, faz o serviço facilmente. Acho muito mais prático. Alias, para quem quer aventurar-se na culinária indiana, ter à mão um pilão como o da foto é essencial.

20180905_212627.jpg

Como acompanhamentos, sugiro arroz branco e spaghetti de cenouras em especiarias (receita abaixo).

Com relação ao vinho para acompanhar, escolhi um do Vale do Rhône: o Cave de Tain Saint-Joseph Grand Classique 2014. 100% Syrah, tem sabor forte e refinado, expressando notas de pimenta e especiarias acompanhadas de notas delicadas de violeta. O conjunto comida-vinho ficou perfeito.

20180907_093928.jpg

Vamos, então, às receitas?

KORMA

Ingredientes para a pasta:

1 cebola média picada

2 colheres de chá de gengibre ralado

3 dentes de alho

2 colheres de chá de coentro em pó

2 colheres de chá de cominho em pó

1/2 colher de chá de semente de cardamomo

5 cravos inteiros

1/4 colher de chá de canela em pó

2 pimentas vermelhas ou verdes, sem sementes, picadas

1/2 colher de chá de sal

Demais ingredientes:

600 g de pernil de cordeiro desossado

2 colheres de sopa de ghee ou óleo

1 cebola cortada em rodelas

2 e meia colheres de sopa de extrato de tomate

1/2 xícara de chá de iogurte natural (sem açúcar)

2/3 xícara de chá de leite de coco

50 g de amêndoas picadas

Amêndoas laminadas para servir

Método:

Marinando o cordeiro

Limpe o cordeiro, retirando o excesso de gordura e corte-o em cubos de cerca de 3 cm. Coloque em uma vasilha grande.

Junte todos os ingredientes para a pasta no processador de alimentos e processe até que se produza uma pasta mais ou menos lisa. Alternativamente, você poderá utilizar um pilão de cozinha, macerando os ingredientes com o socador. Junte a pasta à carne e misture bem para cobrir todo o cordeiro. Deixe marinando por pelo menos três horas na geladeira.

Cozimento do cordeiro

Aqueça o ghee ou óleo em uma panela larga e junte a cebola em rodelas. Abaixe o fogo e deixe por 7 minutos ou até que a cebola fique macia e translúcida. Aumente o fogo para médio-alto e coloque o cordeiro marinado, mexendo constantemente, por 8 minutos ou até que a carne fique corada.

Junte à panela o extrato de tomate, o iogurte, o leite de coco e a amêndoa picada. Misture bem, abaixo o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar lentamente por cerca de 1 hora, mexendo ocasionalmente ou até que a carne esteja bem macia. Adicione um pouco de água ou leite de coco se você perceber que o líquido está muito reduzido. Isto é essencial para não deixar gosto de queimado! Tempere com sal e pimenta do reino e sirva com lâminas de amêndoas, arroz branco e spaghetti de cenoura em especiarias.

Spaghetti de Cenoura em Especiarias

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo

1/4 colher de chá de grãos de mostarda branca

1/4 colher de chá de grãos de cominho

1/2 colher de chá de cúrcuma em pó

1/4 colher de chá de sal

1/4 colher de chá de açúcar

2 colheres de sopa de suco de limão

200 g de spaghetti de cenoura

Preparo

Aqueça o óleo em uma panela larga em fogo médio e coloque os grãos de mostarda e cominho. Tampe e balance a panela até que os grãos comecem a estourar. Nesse momento, junte a cenoura, mexendo bem, e deixe por mais 3 minutos em chama bem baixa. Desligue o fogo e acrescente a cúrcuma, o sal e o açúcar e deixe esfriar por alguns minutos. Derrame o suco de limão sobre a cenoura, tampe a panela e deixe descansar por uns 15 minutos antes de servir.

20180907_064309.jpg

 

Bon appetit!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s